segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Exercícios de Fixação!!!!



10 questões pra vc passar o tempo, até pq o tempo tá passando o logo as provas chegam!!! DESLIGA O MSN E VAI ESTUDAR!!!


1 - Eleição dá despesa: registro de nascimento, que a criançada vai nascendo e só se registra quando chega a hora de votar, meia dúzia de retratos, lanche, passagem. Fora a distribuição de máquinas de costura, empréstimos de vaca com cria pra quem tá carecendo de leite, casa de graça para morar, mula pra quem precisa de montaria. E depois de tudo isso, no dia da eleição, ainda tem matuto querendo ver direito o nome dos candidatos. Pode não, oxente! (...)
(RIBEIRO, Marcus Venício et alii. Brasil Vivo. Petrópolis, Ed. Vozes, 1992.)
O mecanismo político existente na "República oligárquica" no Brasil e caricaturado no trecho acima é:
(A) Lei de Terras
(B) voto de cabresto
(C) política dos governadores
(D) Comissão de Verificação de Poderes


2 -
Nos barracos da cidade
ninguém mais tem ilusão
no poder da autoridade
de tomar a decisão
e o poder da autoridade
se pode não faz questão
se faz questão não consegue
enfrentar o tubarão
ôôô ôô gente estúpida
ôôô ôô gente hipócrita (...)
(Gilberto Gil e Liminha - Barracos)

A música de Gilberto Gil é do ano de 1985. Ela representa uma certa desilusão dos segmentos mais pobres da população brasileira com o que se convencionou chamar de Nova República.
Esse sentimento pode ser relacionado com:
(A) o fim do milagre econômico
(B) a continuação da crise econômica
(C) a eleição indireta de Tancredo Neves
(D) a manutenção das medidas de exceção


3 -
“A proclamação da República em 1889, ao promover a descentralização político-administrativa do país, gerou expectativas de uma efetiva autonomia no agora Estado do Rio de Janeiro. A implantação da República Federativa do Brasil coincidiu, no Estado do Rio, com sérias dificuldades econômicas e financeiras que, em fins da década de 1890, chegaram a uma situação limite, muito embora esse quadro de crise tenha sido entremeado por breves conjunturas de
recuperação. Além desses problemas de ordem econômica, o exercício, pelos fluminenses, da autonomia que o federalismo oferecia, foi dificultado, mais uma vez, pela proximidade da capital federal, a ponto de se tornar voz corrente que a política estadual era decidida na rua do Ouvidor.”
(FERREIRA, Marieta de M. Política e poder no Estado do Rio de Janeiro na República Velha. In: Revista Rio de Janeiro. UFF, dezembro de 1985.)
O Estado do Rio de Janeiro, apesar da nova estrutura política decorrente da Proclamação da República, apresentou, na virada do século XIX, características que o distinguiam dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Uma dessas características, destacada no texto acima, é:
(A) enfraquecimento do poder político local
(B) retomada do poder econômico das elites locais
(C) controle do governo da União pelos políticos locais
(D) subordinação à crescente intervenção econômico-financeira do poder central


4-
Na década de 30, para combater o governo estabelecido por Getúlio Vargas, os paulistas pegaram em armas. Os cartazes acima fazem parte da sua propaganda, pedindo a colaboração da população no esforço de guerra.
A Revolução de 1932 ocorre na seguinte conjuntura política nacional:
(A)aprovação do novo Código Eleitoral sem o voto secreto
(B)perda da hegemonia política pela oligarquia paulista em nível federal
(C)intervenção do poder federal no governo de São Paulo por meio da política dos governadores
(D)aliança entre o Partido Popular Progressista e produtores rurais intermediada por militares tenentistas

5 - “ Se essa história de cultura vai-nos atrapalhar a endireitar o Brasil, vamos acabar com a cultura durante trinta anos.”
Coronel Darcy Lázaro, comandante da invasão à Universidade de Brasília, 1968.
(Apud GERMANO, José Wellington. Estado militar e educação no Brasil: 1964-1985. São Paulo: Cortez, 2000.)
Entre os anos de 1968 e 1971, o governo militar estabeleceu uma ampla reforma no ensino brasileiro que apresentou, dentre outros, o seguinte resultado:
(A)melhoria na qualidade do ensino com o aumento no número de escolas públicas
(B)atendimento à demanda da indústria multinacional pela valorização do ensino superior
(C)controle sobre a educação com a adesão das camadas populares ao projeto educacional do Estado
(D)obrigatoriedade da relação entre ensino e mercado através da ênfase no ensino médio profissionalizante


6 -PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES
Caminhando e cantando,
E seguindo a canção
Somos todos iguais,
Braços dados ou não.
Nas escolas, nas ruas,
Campos e construções,
Caminhando e cantando,
E seguindo a canção.
Geraldo Vandré

A letra desta música foi escrita no contexto do regime militar, iniciado com o Golpe de 1964. Uma das medidas políticas reveladora do caráter autoritário desse regime está apresentada, corretamente, em:
(A) instituição do AI Nº 2, extinguindo os partidos políticos existentes
(B) promulgação da Constituição de 1967, abolindo a divisão de poderes
(C) supressão do Poder Legislativo, gerando a institucionalização da ditadura
(D) criação da Lei de Imprensa, impondo a estatização dos meios de comunicação

7 –
RETRATO DO VELHO
Bota o retrato do velho outra vez
Bota no mesmo lugar
O sorriso do velhinho
Faz a gente se animar, oi.
(...)
O sorriso do velhinho
Faz a gente trabalhar.
Marino Pinto e Haroldo Lobo


A CULPA É DO GOVERNO
Bossa-nova mesmo é ser presidente
desta terra descoberta por Cabral.
Para tanto basta ser tão simplesmente
simpático... risonho... original.
Juca Chaves


Os estilos de governar de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek são abordados nas letras de música acima.
Um elemento comum das políticas econômicas destes dois governos está indicado na seguinte alternativa:
(A) trabalhismo
(B) monetarismo
(C) industrialismo
(D) corporativismo


8 - Considerando-se os fatos relacionados à Guerra do Paraguai (1864-1870), é CORRETO afirmar que
(A) a Tríplice Aliança agiu sob a ingerência dos Estados Unidos, que pretendiam, após o término da Guerra Civil, ampliar o comércio de seus produtos nos países da Região Platina.
(B) o Brasil e a Argentina romperam a aliança durante essa guerra, o que possibilitou não só o fortalecimento militar e político paraguaio mas também o retardamento do final do conflito.
(C) o Brasil entrou nessa guerra motivado por interesses relacionados à definição das fronteiras e à garantia de livre navegação pelo Rio Paraguai, principal via de acesso ao Mato Grosso.
(D) o Exército Brasileiro, apesar da vitória, se enfraqueceu após essa guerra, em razão do elevado número de baixas e das dificuldades políticas e militares em colocar um ponto final no conflito.


9 - Uma estratégia do conservadorismo político é o argumento da perversidade - "a tentativa de empurrar a sociedade em determinada direção fará com que ela, sim, se mova, mas na direção contrária" -, ou seja, toda mudança produzirá, por meio de uma cadeia de conseqüências não-intencionais, o exato oposto do objetivo proclamado e perseguido.
Todas as alternativas contêm argumentos utilizados no debate sobre a abolição da escravatura no Brasil.
Assinale a alternativa em que se reproduz o argumento da perversidade, ao afirmar-se que a abolição
(A) "deixa expostos à miséria e à morte os inválidos, os enfermos, os velhos, os órfãos e crianças abandonadas da raça que se quer proteger, até hoje nas fazendas a cargo dos proprietários, que, hoje, arruinados e abandonados pelos trabalhadores válidos, não poderão manter aqueles infelizes, por maiores que sejam os impulsos de uma caridade, que é conhecida e admirada por todos os que freqüentam o interior do país".
(B) "é escusada para operar a transformação do trabalho e apressar as emancipações: estas se farão por iniciativa individual em um período muito curto. Estaria em mãos do governo mesmo precipitar por meios indiretos este fato auspicioso ..."
(C) "ataca de frente, destrói e aniquila para sempre uma propriedade legal, garantida, como todo o direito de propriedade, pela lei fundamental do Império entre os direitos civis de cidadão brasileiro, que dela não poderia ser privado, senão mediante prévia indenização do seu valor".
(D) "desorganiza o trabalho, dando aos operários uma condição nova, que exige novo regime agrícola [...]. Ficam, é certo, os trabalhadores atuais; mas a questão não é de número, nem de indivíduos, e sim de organização, da qual depende principalmente a efetividade do trabalho, e com ela a produção da riqueza nacional".


10 - Assinale a alternativa em que o contexto destacado está corretamente relacionado a uma manifestação cultural de resistência, de setores da sociedade brasileira, aos problemas vivenciados na época.
(A) Era Vargas / Desfiles de escolas de samba com enredos que criticavam Getúlio e seus assessores.
(B) Governo JK / Telenovelas cujas tramas buscavam explicitar os problemas econômicos e sociais gerados pela política desenvolvimentista.
(C) Governo FHC / Grupos de rap com denúncias do racismo, da falta de oportunidades econômicas e da miséria que assolam as grandes cidades.
(d) Governos militares / Pornochanchadas cinematográficas com roteiros que desmoralizavam as Forças Armadas e o regime implantado em 1964.





2 comentários:

  1. Olá, eu estava respondendo, mais no gabarito não aparece as resposta da 9 e da 10,pelo menos no meu não.Dá para vc me passar a resposta das 2. :D

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  2. valeu por essas perguntas me ajudaram muito
    *-*

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