terça-feira, 4 de agosto de 2009

TORDESILHAS: A malandragem portuguesa

MALANDRO É MALANDRO E MANÉ É MANÉ!!!


Como todo mundo já está cansado de saber, Portugal foi o pioneiro no processo de expansão marítima, que se iniciou em 1415 com a conquista de Ceuta.
Mas logo depois, os reis católicos da Espanha também resolveram se lançar ao mar.

Sendo assim, para evitar o conflito entre as partes, resolveram dividir o mundo ainda não descoberto entre si. Dai surgem documentos importantes ditando as regras do jogo:

TRATADO DE TOLEDO(1480): - este acordo garantia a exploração de todas as terras ao sul das Ilhas Canárias, no Atlântico, para o Império Português. Porém, após a descoberta da América pela Espanha em 1492, esse Tratado começou a ser questionado pelos reis católicos espanhóis.

BULA INTER COETERA(1493): A Bula papal de 1493, conhecida como Bula Inter Coetera repartia o mundo entre Espanha e Portugal à partir de uma linha (meridiano) de 100 léguas à oeste das ilhas de Cabo Verde.

Portugal se nega a aceitar e reabre negociações, enviando para a cidade de Tordesilhas, na Espanha, diplomatas para uma nova rodada de negociações.

TRATADO DE TORDESILHAS(1494): Estas, chegam a bom termo, e assina-se o Tratado de Tordesilhas (1494), pelo qual o limite das conquistas utramarinas dos ibéricos foi reajustada para uma linha de 370 léguas a oeste de Cabo Verde. Aquela foi modificada de forma a dar posse aos portugueses tanto terras no Brasil - conhecido mas não divulgado.

Um comentário: