sexta-feira, 31 de julho de 2009

Zigurate


Lembra de quando Deus no Antigo Testamento faz todo mundo começar a falar num idioma diferente? Não lembra? Não estava lá? Huuuum...
Então... durate o reinado de Nabuconodosor, ele mandou construir a Torre de Babel, um dos zigurates mais famosos da história!!!


O zigurate era uma espécie de templo construído pelos assírios, babilônios e sumérios, povos da Antiga Mesopotâmia.

Esta construção tinha o formato de uma pirâmide, porém com a presença de espécies de degraus. Os zigurates possuíam de 3 a 6 andares. Eram construídos de pedra ou de tijolos cozidos ao Sol. A entrada era feita através do topo do templo, sendo que o acesso ocorria através de uma rampa espiralada, construída nas paredes externas do zigurate.

Sua função religiosa era muito importante, pois os antigos mesopotâmicos acreditavam que os zigurates serviam de morada para os deuses. Através destas construções, acreditavam que os deuses estariam mais perto da sociedade. Logo, somente os sacerdotes poderiam acessar as partes internas do zigurate.

Curiosidade:

- A "Torre de Babel" era, na verdade, um zigurate vertical de aproximadamente 90 metros de altura. Foi construído durante o reinado do imperador babilônico Nabucodonosor II.
Para quem lê a bíblia: Gênesis 10.8-10; 11.1-9

2 comentários:

  1. Deus mandou construir?
    E durante o reinado de Nabucodonosor???

    Aff, esse viajou legal...

    ResponderExcluir
  2. Errado, Nabucodonosor veio muito tempo depois da torre.

    ResponderExcluir