quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O QUE ESTUDAR PRA UERJ???


OLHA AI O CONTEÚDO QUE CAIU NOS ÚLTIMOS ANOS PRA HISTÓRIA LÁ NA UERJ!!!

HISTÓRIA


ORIENTAÇÃO GERAL
O ensino da História deve possibilitar ao homem uma compreensão do tempo vivido. Assim sendo, constitui-se em um exercício de reflexão e de crítica, pois são esses instrumentos que formam, em nós, um espírito cotidiano que se volta para “informar nosso julgamento sobre o que vemos e ouvimos” (Pierre Villar).
Com este programa, busca-se uma via que dialogue com a sequencialidade dos conteúdos apresentados no ensino básico sem, contudo, abrir mão de uma perspectiva investigativa que permita ao candidato perceber os meandros da construção do conhecimento histórico, a relação multifacetada entre passado e presente que se estabelece em sua constituição. Além disso, busca-se também compreender a dimensão cognitiva do processo de ensino-aprendizagem de História nos ensinos fundamental e médio e a posição de relativa autonomia do saber histórico escolar que se relaciona com o conhecimento histórico acadêmico sem com ele se confundir.
Os cinco eixos − Construção e apogeu da modernidade ocidental (XV-XVI), Consolidação e crise do Antigo Regime (XVII-XVIII), O longo século XIX (1815-1914), O tempo da Guerra Total (1914-1945), Da Guerra Fria ao mundo do tempo presente (1945-2001) − selecionam um conteúdo programático de História que tem como balizas temporais a construção da modernidade ocidental e uma reflexão sobre as principais problemáticas do tempo presente. Os eventos e processos selecionados serão abordados de modo a levar o candidato a estabelecer relações entre o social, o político, o econômico, o cultural e o ideológico, numa perspectiva
espaço-temporal, possibilitando, desse modo, que ele apreenda as conjunturas históricas em toda a sua trama.


O Exame Discursivo de História visa a verificar no candidato sua capacidade de operacionalizar dados objetivos do conhecimento produzido no âmbito do saber histórico escolar, ultrapassando o nível da simples memorização de nomes e datas, de analisar e interpretar textos escritos ou imagéticos, articulando-os a noções, princípios e visões de mundo do contexto em que foram
produzidos. Visa também a desenvolver explicações sobre determinados contextos históricos e conceitos fundamentais para compreensão do processo histórico, a caracterizar múltiplas durações do tempo histórico e a contemplar os ritmos distintos das mudanças políticas, econômicas, sociais, culturais e mentais.

PROGRAMA


1. Construção e apogeu da modernidade ocidental (XV-XVI)
• Expansão marítima e comercial europeia: entre o Mediterrâneo e o Atlântico
• Os processos de consolidação da expansão europeia na América, África e Ásia: resistência, aceitação e assimilação
• As sociedades ameríndias e africanas
• O Brasil colonial: estrutura social, política, econômica e cultural
• Mercantilismo: práticas e discussões teóricas
• Formação do Estado Moderno europeu: os casos de Portugal, Espanha, França e Inglaterra
• Reformas religiosas: entre a mudança e a conservação
• Humanismo e Renascimento: manifestações artísticas, filosóficas e intelectuais

2. Consolidação e crise do Antigo Regime (XVI-XVI)
• Os modelos clássicos de Antigo Regime: França e Inglaterra
• As Revoluções Inglesas: origens, motivos e desdobramentos
• A Revolução Científica: características, possibilidades e limites
• Ilustração e Despotismo Esclarecido: os modelos clássicos e suas realizações
• Críticas ao Mercantilismo: fisiocracia e liberalismo
• A Revolução Industrial: conceito, fatores, desdobramentos e a cultura do capitalismo
• A crise do Antigo Regime e a Revolução Francesa
• O sistema colonial em questão: a Independência das 13 Colônias, a revolução no Haiti, a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana
• A expansão napoleônica na Europa e a corte portuguesa nos trópicos

3. O longo século XIX (1815-1914)
• A independência das Américas Espanhola e Portuguesa
• Restauração e revoluções na Europa e na América: 1820 a 1848
• A consolidação do Brasil independente: política, economia, sociedade e cultura entre a tradição e a modernidade
• A consolidação capitalista dos Estados Unidos: a Guerra de Secessão, a expansão geográfica e a política em relação à América Latina e à Ásia
• Romantismo, Realismo, nacionalismo e a construção do Estado-Nação
• O desenvolvimento desigual do capitalismo no final do século XIX: transformações econômicas e tecnológicas e as relações centro-periferia
• O movimento operário e as novas ideias: socialismo, anarquismo, comunismo e o pensamento social-católico
• O Brasil da monarquia à república: Guerra do Paraguai, crise do escravismo, imigração, liberalismo, positivismo e questão
republicana
• A questão popular na transição para a república no Brasil: trabalhadores, camponeses e manifestações populares
• Oligarquias e sociedades agroexportadoras nas Américas; Argentina, Brasil e México

4. O tempo da Guerra Total (1914-1945)
• A guerra em dois movimentos: 1914-1918/1939-1945
• Os acordos de paz e os processos de consolidação da hegemonia norte-americana
• Ideologias em movimento, reformas e revoluções: a Revolução Russa, a Revolução Alemã, a Guerra Civil Espanhola, a emergência dos fascismos e os nacionalismos
• A sociedade liberal: a crise de 1929, o New Deal e os modelos de intervenção estatal na Europa e nas Américas
• Crise das oligarquias: Estado e industrialização na América Latina: Argentina, Brasil e México
• Vanguardas e modernismos: literatura, artes plásticas, cinema e arquitetura

5. Da Guerra Fria ao mundo do tempo presente (1945-2001)
• Guerra Fria: conceituação e consequências nas sociedades do pós-guerra
• Nacionalismo, terceiro-mundismo e anticolonialismo
• Desenvolvimento e industrialização na América Latina
• As ditaduras civil-militares na América Latina: modelo, constituição, natureza e transições democráticas
• As redemocratizações tardias na Europa: Portugal, Espanha e Grécia
• As sociedades afro-asiáticas contemporâneas: Oriente Médio, África do Sul, Japão e China
• Os movimentos contestatórios dos anos 60 e 70: hippies, Panteras Negras, revolução sexual, pacifismo e movimentos ecológicos
• Desenvolvimento e declínio das sociedades industriais: Europa e Estados Unidos
• Apogeu e crise do socialismo real
• A formação dos blocos culturais e econômicos: a União Europeia e o Mercosul
• Movimentos hegemônicos e contra-hegemônicos no mundo contemporâneo: as manifestações antiglobalização, o ressurgimento dos nacionalismos, secularização e religiosidade

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. VC PODERIA COMENTAR ALGO SOBRE CADA TEMA... O Q ACHA?

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    1. CONCORDO! SERIA ÓTIMO UM RESUMO DE CADA PROCESSO HISTÓRICO, ME AJUDARIA MUITO NESSE PROCESSO NESTE ANO DE 2016 (PERCEBO QUE É ANTIGO ESSA POSTAGEM) MAS SE PUDER ME AJUDAR NA MINHA ESPECÍFICA NA UERJ SERIA TUDO DE BOM...

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  3. esse cronograma é pra primeira ou segunda fase?

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